quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

QUARENTA ANOS DE CONSTRUÇÃO



A PESSOA QUE MAIS AMO
CAVOU UM BURACO BEM FUNDO
E ME JOGOU LÁ DENTRO
ESTOU ME ESFORÇANDO BASTANTE PARA SAIR DESTE ABISMO
EU GRITO, CHORO, MAS É IMPOSSÍVEL
ASSIM, DESISTO, FICO QUIETINHA
E ESPERO QUE A MINHA ALMA VOE PARA LONGE
E ALCANCE A LIBERDADE;
LIBERDADE DOS QUE, COMO EU,
NUNCA ARQUITETARAM O MAL PARA NINGUÉM

Luiza Fonseca

A dor de uma confissão inesperada revelou em mim abismos de desamparos, vales solitários e tenebrosos.  Estou de alma machucada! Como passar por um momento tão crucial?

Essa dor que rasga toda a intimidade da minha alma faz-me descrê no ser humano, no quanto ele é perverso e ardiloso, no quanto ele pode ser cruel e dissimulador.

Essa dor que transpassa minh´alma esmaga-me. E ela diz pra mim: “_ Tá vendo como você é ínfima, pequena, diminuta? Foi tão fácil enganar você...”

Ah, Deus, eu preciso de todos os abraços do mundo!

A rejeição imposta a mim tão covardemente feriu-me de morte no início da minha velhice, num momento em que todos – ou quase todos – tornam-se mais suaves e introspectivos, buscando um contato maior com Deus, já que a hora final avizinha-se de nós.

Agora seria a hora sem hora. Brincar com meus netos, rir com eles, caminhar de mãos dadas, a família unida, todos juntos...

Dormi e acordei tantos, tantos dias tendo como companheiro o próprio Judas. Uma multidão de pecados dormia comigo todas as noites. Morro um pouco a cada dia quando caio na real. Saber que todo o trabalho, todo o esforço de nada valeu. Minha vida de casada foi uma farsa, uma mentira, um engano, um embuste, um dolo...

E agora, como catar os cacos? Como recomeçar, meu Deus?! De onde?

É, meu marido, parabéns! Você sabe fingir muito bem. Nossa, estou impressionada! Você é um grande ator!

Imagina, você viveu 14 anos de sua vida interpretando uma pessoa que não era real, ou seja, vivendo um personagem,. E para que tanto sacrifício? Podia ter sido honesto e me contado tudo. Pra que preferir a enganação?

Durante 14 anos (ou teria sido mais?) você se relacionou comigo contra a sua vontade. Desejava estar com outra quando estava comigo. Quantas vezes você deve ter vomitado às escondidas...

Você talvez não entenda, afinal, nunca foi traído. Não sabe o que é ser traído, a dor que a gente sente.
Me sinto envergonhada, suja, um farrapo de gente, perdida, sem sonhos, morta, culpada.

Não sei como recomeçar.

Não sei que rumo tomar.

Cadê minha auto-estima, meu domínio próprio? Cadê o amor que sinto por mim mesma?

Qual é a saída para mim?

Quanto sacrifício você fazia para dormir todas as noites com uma merda de mulher como eu?

Ah, eu preferia mil vezes que você tivesse me matado. Seria rápido e não doeria tanto.

Mas a vida é assim. Às vezes cometemos erros.

Você me destruiu mas com o tempo vou superar.

Espero que valha a pena ficar com ela, afinal para tê-la você despedaçou muitas almas e corações inocentes. Conseguiria um casal ser feliz com a dor de toda uma família?

Quarenta anos de construção é muita área construída!

Luiza

4 comentários:

  1. Luiza,

    Me parece que tudo o que puder ser dito (ou escrito) nesse momento será menor e ínfimo perto da dor de toda uma vida, da sensação de abandono e traição. Mas meu coração diz que preciso tentar, memso que com vãs palavras, te lembrar do quanto a vida pode ser surpreendente também em seu melhor.

    Não procure saber o que deu errado, não faz diferença agora. Nem tente se culpar por não ter percebido a traição antes. Voce não poderia, porque sua alegria era o véu que te protegia e conduzia sua vida e seu amor. Saiba se perdoar, para poder genuinamente perdoar o outro. Não há falha, o plano está dito e lançado no mapa deste nosso nascimento.

    É certo que nesta malfeição haverá muito bom a ser revelado. Sei que agora vc pode não conseguir imaginar o que virá de bom e perfeito, mas acredite, ele virá. Haverá na sua vida muito mais paz e alegria longe deste, que não soube te amar e cuidar.

    Ele quebrou os votos que te fez no altar? Pior pra ele, que está perdido, coitado. Voce sabe no seu coração do seu amor, da legitimidade de seu sentimento e do quanto ele pode ser poderoso.

    Traga a força deste amor para vc mesma... Ame-se. Ame seu reflexo no espelho, sua voz e suas palavras. Olhe a sua volta: ame seus filhos e netos, eles são a extensão no mundo deste amor que vc viveu tão intensamente e que hoje ainda habita em vc e se extende por eles no mundo.

    Sei que vc é forte, sei que vc é digna e sei que vc vai viver ainda muitos bons anos... Meu coração me diz muito fortemente isso, por favor acredite nisso também.

    Que a alegria e o amor sejam sua capa e seu escudo... e que as boas ideias sejam sua arma contra as nuvens de dúvida e ilusão.

    "O sino da igrejinha faz belém blém-blom."

    PS. Pelo horário de sua postagem imagino que vc não tenha tido uma noite tranquila de sono, lembre-se de tentar dormir... e sonhar. E reze, sempre e muito. Estamos juntos em oração pra que vc tenha restituida sua paz e alegria.

    ResponderExcluir
  2. Luiza, a sua dor, eu conheço. Ela é minha íntima. Se assemelha a um caldeirão fervente despejado em nosso peito. Dói. Dói muito.Dói tudo incessantemente. Até que de tanto falarmos, expormos, ela vai se diluindo. Conheço você ha muitos anos, através da sua filha Jack, mas me confesso surpresa pela sua aptidão ao descrever a dor; não te imaginava tão letrada e perspicaz nas palavras. Continue se expressando,falando, contando, cantando, isto alivia a alma e expurga a dor lancinante. Com o Tempo, verás que o mal se transformou em um Bem Eterno( a História que vem depois de nós).E quer saber? Não tente buscar seu marido de volta; você é uma Grande Mulher. Beijos e muitos abraços. Ana Gomide

    ResponderExcluir
  3. Luiza.

    É difícil ler seu relato sem pensar no ser humano com muito nojo, asco....me pergunto, várias vezes, por que, com tantas pessoas no mundo, seu marido - porque entendo que havia nele mais compromisso do que em sua sobrinha - não pensou em outra forma de arrumar uma "amante". Veja, ter uma amante não é nenhum crime, não é a primeira nem a última estoria de traição que vamos ler....mas certamente, com essa riqueza de falsidade, dissimulação, mentiras...hipocrisia..poucas. Talvez, em novelas, contos, livros - dos quais ficaríamos horrorizados....talvez!

    Dessas estórias, a escória de ratos que compõem os personagens principais estão prontos a apunhalar pelas costas, ou pela frente, como foi o seu caso, sem piedade. Não consigo imaginar-me no seu lugar, não julgo o que faria em seu lugar, mas sei que lugar deles jamais estaria...por haver em mim algo que maior do que tesão, paixão, desejo, vontade....minha consciência.

    Portanto, Luiza, Não acredito que possam estar, quaisquer pessoas envolvidas nesse embrolio, dormindo bem em seus travesseiros....duvido...a paz, nunca mais voltará ao coração dessas pessoas, e isso por si só, já é castigo suficiente.

    Me custa acreditar que um pai ache plausível que seus filhos e netos - primos de sua amante - não se sintam envergonhados diante de sua família, de seus amigos. Porque não foi só a você que ele afetou, mas toda uma geração de familiares. Todos foram afetados por uma atitude egosísta, premeditada e sobretudo, dotada de nenhum caráter.

    Da sobrinha me furto ao direito de não tecer comentários por achar que não se compara ao ser mais repugnante do universo...

    Enfim, choro seu choro, receba meu carinho e meu abraço e acima de tudo, olhe para frente pois o que ficou para trás....passou.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Luiza, boa noite!

    Lendo e conhecendo um pouco a sua história percebo o quanto você está magoada, machucada ou seja lá qual for a melhor palavra para descrever esse sentimento.

    Bem querida, diante de toda essa situação que não tenho dúvidas, não está sendo nem um pouco fácil; ainda consigo sentir em você uma mulher guerreira que pode vencer toda essa dor. E mais cedo do que se imagina erguer a cabeça e seguir adiante. Minha amiga, busque nesse momento a companhia do senhor Jesus, se aproxime um pouco mais de Deus pois ele estará sempre ao seu lado, enxugando suas lagrimas e carregando-a no colo. Deus é contigo, força, muita força, paz e sabedoria nesse momento tão cruel.

    Grande beijo e fique com Jesus sempre!
    Jo

    ResponderExcluir