quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Sou uma mulher de 59 anos, casada há 40, mãe de 3 filhos e avó de 6 netos. Nasci em Araruama e morei em Niterói durante a maior parte da minha vida de casada. Decidi fazer este diário virtual como forma de aliviar o meu coração tão ferido e também como um conforto para outros corações despedaçados por histórias parecidas com a minha.

Na noite do dia 04 de fevereiro de 2013 meu marido me chamou para uma conversa. Nos sentamos no sofá da sala e fui surpreendida com uma revelação bombástica! Ele disse: “_ Luiza, aluguei um apartamento e estou saindo de casa”. Na hora eu fiquei perplexa, precisei de um tempo para tomar fôlego e logo a seguir a pergunta que não queria calar: “_ Você tem outra pessoa?” Ao que ele balançou a cabeça afirmativamente. O desespero então começava a tomar conta de mim. E eis que ouço a resposta entrando em minha mente já tão confusa: “_ Tem, mas não vou dizer quem é”.

Naquele momento minha filha mais velha deu a volta por trás de mim, foi para o quarto e fechou a porta com chave. Eu corri atrás dela desesperada e me posicionei atrás da porta. Minha garganta estava seca, meu coração batia freneticamente. Foi nesse instante que eu ouvi a voz de minha filha conversando ao telefone com a irmã. A frase que ouvi jamais vou esquecer: “_ Jack, não diga pra minha mãe quem é a amante do meu pai porque ela não vai aguentar, ela vai morrer!”

Ele não teve coragem de me dizer quem era a amante. Foi um covarde. Mas eu sou muito amada. E meus três filhos, juntos, me contaram. Ah, Maysa, meu mundo também caiu. Meu marido estava se relacionando há mais de 10 anos com a minha sobrinha.

Preciso então contar a vocês a minha relação com esta moça ao longo dos anos.

Quando eu tinha 11 anos minha irmã – que também é minha madrinha – deu à luz a uma menina.

Acompanhei bem de perto os primeiros anos de vida da minha sobrinha. Ali, naquele tempo, nutri um amor por ela cheio de cuidados. Ajudava minha irmã a dar banho, cuidava dela, protegia, alimentava, etc...

Os anos se passaram, me tornei adolescente e conheci o grande amor da minha vida. Eu com 15, ele com 19. Vivemos um amor intenso. Me casei no Dia de Reis, um dia após completar 19 anos.

E a minha sobrinha, em questão, está presente nas fotos do meu álbum de casamento: uma criança.

Veio a minha primeira filha, a segunda e o terceiro.

Vivíamos com dificuldades financeiras, lutando por um futuro melhor, mas felizes. Havia amor.

Quando a minha sobrinha tinha 20 anos ela me pediu uma hospedagem em minha casa, alegando estar doente, precisando de minha ajuda. Jamais negaria tal pedido, sobretudo à filha de uma irmã.

Fato é, que ela chegou em minha casa debilitada, precisando de cuidados e foi acolhida por mim, sua tia, e por todos da minha família com muito carinho, atenção e respeito.
Comecei a notar que ela tinha um carinho exagerado pelo meu marido. Mas a minha inocência não permitia que eu visse algo além.

Por cerca de 3 meses eu a hospedei em minha casa. Depois de um tempo ela casou grávida e qual não foi minha surpresa quando não recebi o convite de casamento!

Soube que seu casamento estava marcado e que casaria discretamente, com poucos convidados, devido à gravidez. Tinha por certo ser convidada uma vez que ela havia sido hospedada em minha casa e na minha inocência julgava que os laços haviam sido estreitados. Ledo engano: eu e meu marido não fomos convidados.

Anos se passaram e nenhum contato mais houve entre mim e ela.

Uma observação curiosa: alguns anos depois ela procurou o meu marido, que é advogado, para fazer a separação dela. Fiquei encucada e até mesmo chateada com ele por ter aceitado, afinal ela não teve nenhuma consideração em nos convidar para o casamento dela. Segundo ele, foi aí que ela começou a persegui-lo. Mas hoje, no meio de todo esse turbilhão, já não sei mais em quem acreditar – exceto nos meus filhos e no meu Deus.

Hoje ele está vivendo com ela e eu estou tentando superar tudo isso. Uma sensação estranha, como se eu tivesse me perdido de mim mesma. Pode parecer incompreensível alguém perder-se de si mesmo. Num momento estava bem, noutro desfaleci de mim.

Houve uma morte. Não uma morte como as outras, real e definitiva, mas a morte de minhas partes estruturais. Não sei explicar.

Eu era inteira, completa, feliz... Talvez algo tão necessário na minha alma tenha se partido ou se perdido. Assim, fiquei pela metade. Nunca fui dada a conhecer a podridão do mundo. Preferia pintar o mundo de várias cores, preferia acreditar que o belo, o suave, o frescor era o que de fato valia a pena. Eu amo acreditar nas pessoas, eu amo cultivar jardins para elas, eu amo sorrir, brincar, amar. Não aprisionaria um pássaro porque se assim o fizesse macularia ele.

Acho que todo esse tempo vivi num mundo de fantasia, de mentira. E agora? Como viver no mundo de verdade? No mundo real.

Bom, esta é apenas a primeira página do diário virtual que começo hoje. Um desabafo de uma pessoa cheia de dor. Mas tem muita cor aqui também.

Quero que saibam que não há em mim nenhuma intenção de julgamento, de ódio ou quaisquer forma de vingança ou revanchismo.

Todas as palavras e sentimentos aqui contidos são uma forma de desabafo, de desafogar meu coração e minh´alma.

Amo meu marido e o perdoo. E ele sabe disso. Mas preciso fazer algo por mim.

Amanhã eu volto.

Um beijo.

Luiza

19 comentários:

  1. Eu quero ler suas estórias, Tia Luiza. Sei que há muita cor aí dentro sim, mas também quero ler a sua dor... Afinal, quem nao as vive? Cada um da sua forma vive as cores e dores da vida, mas poucos têm coragem de compartilhar, como você.
    Um enorme beijo de quem muito te ama,
    Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, pretendo escrever um livro de toda a minha vida. Tenho cores e dores que irão emocionar o mundo inteiro.
      Um beijo!

      Excluir
  2. Uma mulher linda e corajosa! Não se deixe mesmo abalar, embora falar seja fácil, mas não somos nós os culpados pelas atitudes dos outros... cada um escolhe o seu caminho e é eternamente responsável por seus atos.
    Eu gostaria de agradecer a voce pelo "desabafo"... são histórias e experiências como estas que nos fazem pensar e repensar nossas atitudes, estejam elas certas ou erradas, podemos escolher por que rua passar.
    Meu desejo é que voce esteja feliz consigo mesma. Lembre-se que voce é uma mulher maravilhosa...ame-se em primeiro lugar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, estes comentários que me enviam são remédios que têm me ajudado a superar a dor e tentar prosseguir. E, pode ter certeza, não está sendo fácil. Da noite pro dia, tudo mudou em minha vida, e agora, tenho que prosseguir começando tudo de novo. Isto aos cinquenta e nove anos de idade, mas sou valente e tenha certeza, vou vencer, em nome de Jesus.
      Beijos, Luluca

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. D. Luiza, sou amiga do Jr. Estudei com ele no Externato e a convite dele pelo facebook vem ler sua história. Imagino o tamanho da sua dor e vou orar a Deus para confortar o seu coração. Receba aqui o meu carinho e o meu abraço virtual! Muita paz e luz em sua vida! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que doce que você é, fofinha!!! Obrigada! Continue orando por mim, tá?!

      Beijo, Luluca

      Excluir
  5. Luiza, receba estas palavras como um abraço:

    ‎"Um caminho é só um caminho, e não há desrespeito a si ou aos outros em abandoná-lo, se é isto que o coração nos diz...
    Examinhe cada caminho com muito cuidado e deliberação.
    Tente-o muitas vezes, tanto quanto julgar necessário.
    Só então pergunte a você mesmo, sozinho, uma coisa:
    Este caminho tem coração?
    Se tem, o caminho é bom,
    Se não tem, não serve.
    Um caminho é só um caminho."

    (Carlos Castãneda)

    ResponderExcluir
  6. muita força para senhora ,estou perplexa traída pela sobrinha.

    ResponderExcluir
  7. Senhora Luiza, você não me conhece mas o Gil sim. Sinta-se abraçada neste momento por braços de amor e luz!

    ResponderExcluir
  8. Meu abraço bem forte e cheio de carinho. Amanhã você será tão mais forte e feliz do que sempre foi. Confia!
    Mais um abraço, daqueles. Nunca é demais.
    bjs linda!!

    ResponderExcluir
  9. Que história linda, você é tão linda,tão jovem...ACREDITE, O QUE É SEU DE VERDADE SEMPRE VOLTA!!!

    ResponderExcluir
  10. Luiza, você já é uma mulher de luz. Pela sua coragem em abrir seu coração, mostrar suas fragilidades e sem mágoas; só com a dor. Força e fé! Bj grande.

    ResponderExcluir
  11. D.Luiza,

    Quero dizer que conheço essa família e passei momentos inesquecíveis ao seu lado. reconheço esse frescor, esse amor incondicional, essas cores,essa coragem!.
    O abraço físico que não posso te dar neste momento, segue em forma de uma onda de energia limpa e colorida.
    Força e fé, coisas que nunca lhe faltaram é o que desejo ainda mais.
    bjão.
    Lázaro. (Gutto)

    ResponderExcluir
  12. D.Luiza,

    Sou a Débora, amiga da Keline, morava perto da sua casa no Fonseca, estive lá algumas vezes. Bem... Hoje pela manhã, abri o Face coisa que não costumo fazer e o primeiro post era o dela, resolvi abrir seu blog e durante todo o dia a sua história não saiu da minha cabeça.
    Então pensei o que escrever: apenas um abraço, força... Não consigo!
    Fiquei pensando, isso é uma história de novela, daquelas que achamos que nunca vai acontecer com agente e que na verdade pode acontecer com qualquer um.
    Você é uma mulher e tanto a partir do momento que escreve sua história fazendo com que as pessoas revejam seus valores.
    Não vamos julgar as pessoas envolvidas por que não somos elas, embora por mais evoluidos que sejamos por vezes julgamos.
    A história que vocês dois construiram não foi fantasia foi real e acredito que teve momentos ruins e muitos muitos maravilhosos e que isso é de vocês e ninguém pode tirar.
    Olha Luiza!!Tenho uma amiga que diz que nossa vida é um armário de seis portas que temos coisas guardadas há anos que nunca usamos, que usamos e não gostamos, que esquemos que tinhamos, mas algum dia temos que tirar tudo para rearrumar, essa hora de tirar tudo é muito dolorida mas é necessária. Pois mexemos em histórias.
    Você tem toda razão quando disse que precisa fazer algo por você, este blog foi um bom começo, tenho certeza de que irá ajudar outras pessoas.
    Desejo que na arrumação do seu armário você encontre muitas coisas boas!!
    Agora sim fica aqui o meu abraço para você e sua família.
    Fé,Força. VAI PASSAR!!
    Beijos, Débora

    ResponderExcluir
  13. Luiza,

    Sou amiga do Francisco Marcos e ele me falou ontem de você.
    Estou lendo um livro da Martha Medeiros "fora de mim", que tem me ajudado muito. Acho que pode te fazer um bem enorme.
    Se quiser conversar me adiciona no face, tá?
    Muita força pra você!
    Bjs
    Malu

    ResponderExcluir
  14. VOCÊ É MARAVILHOSAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  15. Muito corajosa...parabéns..vc é uma mulher de fibra

    ResponderExcluir
  16. não duvide do quanto você é uma mulher maravilhosa, guerreira e corajosa. Pode ter a certeza de que Deus irá te guiar e te amparar nessa fase da sua vida. é difícil sim mais vc é mais forte do que toda essa circunstância. abraços!!!!

    ResponderExcluir